Clulas-Tronoco

Clulas-Tronoco

Dente de leite carrega células-tronco com alto potencial regenerativo que podem ser armazenadas

Os dentinhos de leite já não são mais apenas lembranças de uma parte da infância. Eles são mais úteis que isso! Dentro deles têm uma polpa, a qual é cheia de células-tronco. E é por essas células serem tão especiais que muitas famílias procuram onde fazer o armazenamento do dente de leite no Brasil. Neste texto, te explicamos o que é exatamente esse armazenamento e onde encontrar um laboratório especializado que realize esse serviço.

O que é o armazenamento de células-tronco

Muitas pessoas acreditam que para guardar as células-tronco da criança, é preciso congelar os dentinhos de leite. Mas, na verdade, o que é armazenado são só as células que ficam em uma bolsinha dentro dos dentes. Ou seja: coleta-se o dentinho, mas o que fica no laboratório são só as células.

As células-tronco são especiais porque elas têm a capacidade de se multiplicar e de se diferenciar em outros tipos de células. E é disso que o nosso corpo precisa para fazer qualquer regeneração necessária.

Assim, o armazenamento serve para guardar as células-tronco da criança, conservando as propriedades e as funções das células, para que elas funcionem perfeitamente caso seja necessário. O processo de armazenamento de células-tronco também é chamado de criopreservação.

Por que as células-tronco do dente de leite são especiais?

Existem diferentes tipos de células-tronco e que podem ser encontradas em lugares diferentes do nosso corpo. Você pode saber mais sobre isso neste texto.

Mas as células-tronco do dente de leite são especiais. Elas são jovens e têm um alto potencial de multiplicação. Além disso, elas podem se transformar em células dos músculos, do tecido nervoso, do tecido adiposo, dos ossos, da pele, do tecido cardíaco e da cartilagem. Ou seja, elas podem ser úteis em diversos tipos de tratamento!

Como você viu, armazenar células-tronco é uma baita responsabilidade. Afinal, é uma segurança extra que os pais decidem proporcionar aos filhos. Por isso, é preciso escolher bem!