Tratamentos

Tratamentos

ATM

ATM significa Articulação Têmporo Mandibular.

Esta é a articulação responsável pelos movimentos mandibulares. Essa articulação é muito complexa pois são duas articulações que movimentam-se juntas e sofrem muitos impactos, na mastigação, deglutição, fala, etc.
Dentes tortos não afetam apenas a estética. Ao estarem posicionados incorretamente, os movimentos da mastigação ficam desequilibrados. Esse mau funcionamento da engrenagem ocasiona dores crônicas de cabeça, na nuca, no pescoço e até nas costas.
O problema pode complicar ainda mais se houver algum desvio na posição da ATM. A coordenação da abertura e do fechamento da mandíbula parece algo muito simples, mas por trás de movimentos tão naturais, existe um complexo sincronismo de grupos musculares, articulações, ossos, ligamentos e da arcada dentária.
O desequilíbrio desse sistema acarreta uma série de outros problemas: estalos ao bocejar ou mastigar, dificuldade para abrir amplamente a boca, rangidos ao morder, enxaqueca crônica e dores com irradiação até no ouvido.

Muitas pessoas apresentam distúrbios na ATM e sofrem com dores de cabeça, zumbidos no ouvido, dores, "cliques" e estalidos na região.
Existem diversos tratamentos para os problemas na ATM, conforme o caso de cada paciente:
• Placa miorrelaxante (indicado para a maioria dos pacientes);
• Fisioterapia;
• Correção da posição dos dentes (Tratamento ortodôntico);
• Aplicação de Botox (Toxina Botulínica) para relaxamento muscular;
• Uso de medicamentos via oral.