Tratamentos

Tratamentos

Ronco e Apnéia

RONCO

O Ronco é um problema social sério, atingindo cerca de 30% das pessoas, alterando a convivência com o cônjuge (é causa de muitas separações) ou com amigos, geralmente tornando a pessoa que ronca alvo de brincadeiras. É causado pela vibração dos tecidos da garganta em função da turbulência do ar à medida que as vias aérea se estreitam.


APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO
A apnéia do sono é a obstrução das vias aéreas por alguns segundos durante a noite, pela aproximação dos tecidos da garganta, fechando a passagem do ar e impedindo a respiração. Esta doença é muito grave porque está comprovado que reduz a oxigenação do sangue que provoca:
•    Impacto negativo na qualidade de vida.
•    Aumento do risco de AVC (derrame), infarto, hipertensão, diabetes tipo 2 e depressão.
•    Redução da capacidade intelectual (pela diminuição do sono REM).
•    Sonolência diurna (pesquisas comprovam maior número de acidentes de trânsito).
•    Doença periodontal (inflamação na gengiva com risco de perda dentária).
A apnéia pode ocorrer em adultos e crianças, tendo consequências graves para ambos. Em crianças, esta doença está associada ao baixo desempenho escolar e alterações no crescimento facial.


TRATAMENTO
Primeiramente é nocessário fazer um exame chamado de Polissonografia para verificar o nível de Apnéia do paciente (leve, moderada ou grave). A partir do resultado desse exame indica-se o tratamento ideal.

Os aparelhos orais podem reduzir ou até eliminar o ronco e apnéia do sono.
São de fácil adaptação, têm alto índice de aceitação do paciente e sucesso no tratamento. Representam a maneira mais conservadora para controle do ronco e da apneia do sono. Para funcionarem corretamente, os aparelhos orais contra ronco devem ser confeccionados por dentistas com conhecimento e treinamento em medicina do sono.

Os pacientes tratados pelo sistema PLG têm obtido uma redução média no índice de Apnéia (IAH) em estudo com polissonografia, de 74%, sendo que 54% dos pacientes tiveram redução total da apnéia do sono (IAH<5) e uma redução no ronco de 80% em média

 

RECOMENDAÇÕES PARA MELHORAR OS HÁBITOS DE SONO

Fonte: American Academy of Sleep Medicine. El  ronquido e la apnea del sueño. sintomas, causas e opciones del tratamiento, 2005. p17.

  • Mantenha um horário regular de sono, inclusive nos dia de folga ou nos finais de semana.
  • Vá para a cama só quando estiver com sono.
  • No caso de estar na cama e não se sentir com sono, saia do quarto e entretenha-se com alguma atividade tranquila em outro cômodo.

FAÇA AQUI UM TESTE