O Consultório

O Consultório

Dúvidas

Adultos podem fazer tratamento ortodôntico?
Sim. Desde que haja saúde das estrutura em volta do dente a correção da posição dos dentes pode ser feita em qualquer idade. Não há idade limite para se iniciar o tratamento, nunca é tarde para colocar o sorriso em dia!

Em geral, quanto tempo dura um tratamento ortodôntico?
A duração do tratamento varia de acordo com a complexidade do caso, idade do paciente e seu grau de cooperação. Mas, geralmente, o tratamento dura entre 18 e 30 meses. É importante salientar que a assiduidade do paciente às consultas e o correto uso dos aparelhos e acessórios indicados pelo profissional influenciam muito no tempo total de tratamento.

Eu vou sentir dor durante o tratamento?
Após os ajustes mensais no seu aparelho ortodôntico os dentes podem ficar um pouco doloridos pelo período de 2 a 3 dias, dificultando a mastigação de alguns alimentos. Este desconforto varia de pessoa para pessoa e pode ser contornado com o uso de analgésicos como numa dor de cabeça.

Existe uma opção de aparelho mais estético para utilização em pacientes adultos?
Sim, Existem aparelhos discretos que foram especialmente desenvolvidos para o tratamento de adultos. Compostos de porcelana ou safira, eles possuem excelente resistência e não pigmentam ou amarelam durante o tratamento, mantendo sempre um aspecto impecável. Está indicado para pessoas que queiram obter o máximo de qualidade em seu tratamento com o máximo de discrição. Venha conhecer!

O que é a MANUTENÇÃO do aparelho?
Após a instalação do aparelho ortodôntico, o mesmo requer ajustes mensais para sua ativação.
Mas a “manutenção” do aparelho ortodôntico (que nós preferimos chamar de ativação, porque manutenção quer dizer que as coisas são mantidas como estão!) não é apenas a “troca das borrachinhas coloridas”!
A ativação ortodôntica é o seu “momento” mensal. É o momento em que o ortodontista irá atendê-lo fazendo um check-up do aparelho e revisando o andamento do tratamento.
Nessa consulta será feito:
- Verificação, através de prontuário digital, do que foi feito na última sessão;
- Remoção das borrachinhas e fios;
- Avaliação se houve o resultado planejado de acordo com o último atendimento
- Verificação de acessórios soltos ou descolados e seu ajuste;
- Verificação da higiene do paciente e proceder a limpeza do aparelho;
- Confeccionar novos arcos ou ajustar os mesmos;
- Recolocar elásticos e amarrilhos, explicando ao paciente seus objetivos e como conservá-los;
- Fazer fotografias digitais caso necessário para aquela fase do tratamento.
Em nossa clínica, priorizamos atender de forma integral nossos pacientes, com tempo suficiente para fazer todas as ativações que se fizerem necessárias.

O que é a ortodontia?
Ortodontia é o ramo da odontologia especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais. A Ortodontia visa a harmonia entre dentes, lábios e ossos maxilares levando a um equilíbrio facial adequado.

Qual a importância de se submeter ao tratamento ortodôntico?
A correção da má-posição dos dentes nos possibilita maior saúde bucal. Dentes tortos ou encavalados, além de causarem transtorno estético, podem dificultar a higiene adequada, com conseqüente acúmulo de placa bacteriana, mau hálito e cáries.
Além disso, o desalinhamento dentário pode causar um desgaste desigual das superfícies dos dentes ou problemas nos maxilares trazendo complicações com o passar dos anos. Problemas ortodônticos também podem trazer alterações na fala e baixa auto-estima do paciente.